top of page

A ABEPPS é uma Instituição situada no Rio de Janeiro (Brasil) que tem por objetivo congregar profissionais psicanalistas, médicos e psiquiatras interessados no estudo da Psicanálise. Este site é um espaço aberto onde pretendemos contribuir para a difusão da Psicologia Psicanalítica do Self, da Psicanálise Relacional , da Intersubjetividade e buscar uma comunicação com aqueles interessados em conhecer uma Nova Perspectiva para a compreensão do homem na contemporaneidade.

História da ABEPPS

 

A Associação Brasileira para o Estudo da Psicologia Psicanalítica do Self (ABEPPS) foi fundada em junho de 2001, na cidade do Rio de Janeiro, como organização para psicólogos e psiquiatras dedicada ao estudo e discussão na área da Psicologia Psicanalítica do Self.

 

Teve sua origem a partir dos diversos grupos de estudos coordenados pelos doutores Paulo Sauberman (Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro) e Renato Barauna (Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro), pioneiros, entre outros, do estudo da obra de Heinz Kohut em nosso país. Em anos recentes, o foco teórico e clínico da ABEPPS expandiu-se para incluir a Teoria da Intersubjetividade e a Psicanálise Relacional (escola, senso estrito).

 

A ABEPPS é dirigida por um Colegiado, composto por seis membros do grupo, eleito a cada dois anos. O Colegiado é responsável pelo planejamento e coordenação das atividades do grupo, assim como pela divulgação da Psicologia Psicanalítica do Self e ligação com outros grupos psicanalíticos e entidades internacionais.

A maioria dos membros pertence a um grupo de estudos que se encontra quinzenalmente ou mensalmente. Além dos grupos de estudos, uma reunião científica mensal conta com a presença de todos os membros. Essas reuniões têm um formato variado, como simpósio, palestras por psicanalistas de áreas próximas à Psicologia Psicanalítica do Self, discussão de material teórico e apresentação de material clínico. Além disso, a ABEPPS tem se apresentado nos Congressos Brasileiros de Psicanálise com cursos sobre a Psicologia Psicanalítica do Self e trabalhos científicos elaborados por seus membros. A tradução do livro de Allen M. Siegel Heinz Kohut e a Psicologia do Self pela ABEPPS apresentou pela primeira vez em nossa língua um livro sobre a Psicologia Psicanalítica do Self não escrito por seu fundador Heinz Kohut, e sim por um dos seus seguidores.

A filiação à ABEPPS está condicionada à participação em um grupo de estudos das obras de Kohut e a uma frequência mínima de um ano às reuniões científicas.

bottom of page